fbpx

Como uma Brincadeira pode nos ajudar a entender sobre Foco?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Sabe aquela brincadeira que a gente faz fogo usando uma lupa, um jornal e a luz do sol?

Pode ser que você já tenha feito com seus alunos, com seus filhos ou você mesma já tenha feito.

fire

Já notou como a criança fica encantada quando faz pela primeira vez e vê que o jornal pega fogo com a ação de direcionar a lupa para o jornal por um determinado tempo.

Se você ainda não fez com seus alunos faça e veja como a experiência é incrível e cheia de aprendizado.

E sabe o que é legal? Tem muita criança que acredita que é uma mágica!

E porque estou falando dessa brincadeira com você?

Porque ela é ótima para observarmos o comportamento de quem brinca em relação à capacidade de manter o foco por tempo suficiente para gerar o fogo.

Isso porque há duas situações que podemos observar as crianças:

Primeira: Aquela que consegue gerar o fogo pelo fato de conseguir manter o foco da lupa em um único lugar no jornal até que o fogo seja produzido.

Segunda: Aquela que não consegue gerar o fogo pelo fato de desviar o foco da lupa o tempo todo e por isso o fogo não é produzido.

E o que isso tem a ver com a educação especial?

 

student2

A IMATURIDADE NOS IMPEDE DE ALCANÇAR OBJETIVOS

Já notou que mesmo querendo muito fazer uma dieta para chegar no peso que você considera ideal, nem sempre você consegue alcançar esse objetivo?

Podemos atribuir isso a uma imaturidade que apresentamos diante de uma determinada situação, nos fazendo desviar do foco facilmente.

Isso também acontece muito com o nosso aluno que, mesmo querendo se superar e mostrar o quanto é capaz de realizar algo, simplesmente não consegue.

A maturidade tem a ver com já ter as habilidades necessárias para realizar algo.

O que implica dizer que tanto no caso da dieta quanto no caso do aluno que não demonstra um aprendizado palpável, não foram adquiridas as habilidades necessárias para concretizar a ação, mesmo que ela seja muito desejada.

 

target

FOCO GERA DISCIPLINA QUE GERA TRANSFORMAÇÃO

O foco está relacionado à disciplina que somos capazes de gerar para alcançar a transformação que queremos.

No caso da brincadeira da lupa, o foco está na capacidade de manter uma disciplina tal até que se alcance o objetivo proposto, ou seja, gerar o fogo no jornal.

A verdade é que embora não seja fácil alcançar um nível de disciplina para gerar o foco necessário, essa também não é uma ação mirabolante para nós educadores.

Na verdade, a neurociência já explica que gerar o foco e a disciplina que tanto queremos pode ser facilitada por meio da geração de hábitos diários.

Agora, se você constantemente se pergunta:
Por que não consigo elevar o desempenho do meu aluno de forma que ele venha a aprender o que eu ensino?

Por que não consigo fazer meu aluno avançar no seu desenvolvimento educacional?

Acredito que algo na sua rotina não deve estar caminhando para gerar hábitos.

E o motivo número 01 é:

Você está trabalhando com vários objetivos ao mesmo tempo e por isso, não consegue resultados em nenhum deles!

O que está acontecendo é que você deve estar tentando desenvolver várias habilidades escolares simultaneamente.

Semelhante a um equilibrador de pratos que tentar manter todos os pratos em equilíbrio ao mesmo tempo e não consegue focar em um único prato.

A verdade é que isso pode funcionar para o equilibrador, mas para um trabalho educacional focado em resultados de alto desempenho não será possível.

Pois, você passará boa parte do ano letivo tentando equilibrar e desenvolver várias atividades ao mesmo tempo, e no final concluirá que nenhuma (ou muito poucas) gerou um resultado de aprendizado efetivo.

Continua tendo pouco resultado, continua sem mudanças consideráveis no aprendizado do aluno, continua se sentido incompetente.

E se eu te contar que você não precisa ser ultra-disciplinada para desenvolver uma rotina com seu aluno?

E que tudo que você precisa é ter FOCO o suficiente para transformar seu planejamento em um HÁBITO?

Você só precisa ter poucos minutos do seu dia disponível para exercitar seu cérebro.

E mais rápido do que você imagina, já terá se tornado um hábito realizar aquele planejamento que no início era difícil e exigia de você maior foco e concentração.

 

car

É como dirigir um carro:

Se você dirige, basta você buscar em sua memória seus primeiros dias na auto-escola.

Lembra como era angustiante?

Você precisava parar para pensar em todas as ações que deveria fazer para colocar o carro em movimento.

Era uma sequência de ações que você precisava ensaiar em sua mente para realizar sem esquecer de nenhum detalhe.

Colocar o cinto, verificar a marcha, olhar retrovisor, ligar a seta, girar a chave, mãos no volante, pés alternando entre acelerador e freio, e por aí vai.

Você talvez até pensou, em algum momento, que não saberia o que fazer quando estivesse com a carteira de motorista em mãos e seu instrutor não estivesse mais ao seu lado.

Como você saberia se estava sinalizando corretamente ou se estava indo rápido ou devagar demais?

Mas a verdade é que depois de se exercitar bastante, você descobriu que tudo isso entrou no modo automático em sua mente e você já sabia o que devia fazer, mesmo sem ter que pensar muito sobre isso.

Sabe o que aconteceu, suas ações foram para a sua memória de longo prazo, o processo se fixou em sua mente e você não precisa mais dispor de tanta energia mental quanto antes.

Ou seja, sua disciplina se tornou um hábito e o que era uma dificuldade no início, em pouco tempo se tornou em aprendizado.

Quando você decide alcançar os seus propósitos e ter sucesso é necessário dedicar tempo suficiente para que seus hábitos mudem, fazendo e agindo na direção do seu objetivo, para que isso produza o resultado desejado.

 

school

DESENVOLVA ATIVIDADES QUE GEREM:

FOCO + DISCIPLINA = TRANSFORMAÇÃO

Devemos trabalhar com atividades que tenham foco no desenvolvimento do aluno e só desviar desse foco quando o aluno demonstrar que houve aprendizado efetivo.

Só assim vamos conseguir alcançar a transformação que queremos ver na inclusão escolar.

De fato, essa é a verdadeira razão da inclusão escolar, promover uma transformação na vida do aluno.

Falo isso porque sempre que visito uma escola e falo com os professores do AEE, muitos deles me relatam que a família, na grande maioria, não acredita no potencial que seus filhos têm para se desenvolverem educacionalmente.

E sabe no que isso significa muitas vezes?

Que é bem provável que esse aluno só tenha a nós educadores para acreditar que ele pode mais do que está demonstrando.

E já que escolhemos o caminho de ensinar alunos na educação especial estou certa de que o passo de acreditar já demos.

Por isso, leve o aluno a desenvolver hábitos por meio do foco e da disciplina.

Certamente você verá a transformação acontecer e tenho certeza que você gostará contar isso para todo mundo.

Então, assim que aplicar essas estratégias e começar a ver a transformação, volte aqui para nos contar como foi.

Assim, motivaremos mais educadores a desenvolver seu trabalho educacional na educação especial.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Outros conteúdos:

Volta às aulas: 6 Passos para Elaborar o PDI

A volta às aulas está sempre acompanhada de muitas expectativas sobre o desenvolvimento e aprendizado do aluno na Educação Especial. Há também muitas indagações e dúvidas pairando sobre como promover o desenvolvimento, aprendizado e as estratégias que serão usadas para o trabalho que será desenvolvido com o aluno durante o seu percurso escolar. Porém, para que isso aconteça na prática

Continuar lendo